O Gabinete de Apoio Psicológico (GAP) do Instituto Politécnico da Guarda foi premiado na primeira edição do Programa “FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior” da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Ordem dos Psicólogos Portugueses (ano letivo 2022/2023).
O júri do concurso (composto por Ana Isabel Lage Ferreira, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, ngela Maia, docente na Universidade do Minho, e Maria da Conceição Bento, diretora-geral do Ensino Superior) considerou que “este Projeto revela uma enorme vontade e empenho por parte do IPG para ir ao encontro das dificuldades sentidas pelos estudantes. É uma proposta consistente, ampla e exigente, que se adequa muito ao desafio lançado pelo programa FLAD/OPP, quer ao nível da sustentabilidade, quer da transversalidade”.
De acordo com a responsável do GAP, sócia da RESAPES e mentora do Projeto “Desejar-Comunicar-Agir”, Odília D. Cavaco, “o longo período de pandemia covid-19 veio aumentar muito as dificuldades de interação já sentidas. Com este projeto visou-se precisamente promover a interação e o convívio entre os jovens, envolvendo-os em atividades organizadas em cinco eixos – Literacia em Saúde, Arte, Cidadania, Atividade Lúdica e Desportiva e Saúde. Exemplos de atividades são a criação de um Grupo de Teatro e de uma Bolsa de Voluntariado, assim como o desenvolvimento de tertúlias, workshops e atividades desportivas, entre outras.”
A mentora do Projeto espera que a avaliação final demonstre que as atividades já realizadas, e as que estão em vias de realização, tenham um impacto significativo na vida de muitos estudantes.
Os parabéns da RESAPES à nossa sócia Odília Cavaco!