resapes@gmail.com www.resapes.pt

Missão

São objectivos da Rede:

  • A troca de experiências
    • de intervenção
    • de informação estatística
    • de inserção institucional
    • de congéneres nacionais e internacionais

 

  • O apoio mútuo
    • actividades de supervisão e intervisão
    • partilha de experiências
    • discussão de politicas comuns (p.ex. relativamente à gestão das listas de espera)
    • partilha de materiais de avaliação e textos de apoio sobre problemáticas comuns

 

    • O “Empréstimo” de técnicos com valências específicas

 

  • A Cooperação na formação (externa e interna)
    • seminários conjuntos
    • troca de estagiários
    • partilha de custos (e.g. no convite de técnicos estrangeiros)

 

  •  Cooperação científica
    • organização de encontros científicos sobre problemáticas consideradas relevantes para a população-alvo
    • projectos (e.g. estudos de necessidade)
    • orientações teórico-metodológicas
    • disponibilização bibliográfica

 

  • A promoção conjunta do Apoio Psicológico no Ensino Superior, junto do Conselho de Reitores, Ministério da Ciência e do Ensino Superior, Associação de Estudantes

 

  • A actuação conjunta para definição de formas de financiamento e de quadros em função do número de estudantes

 

  • A construção de uma identidade/linguagem/ filosofia comum, nomeadamente através da criação de um código deontológico comum a estes serviços.

 

Encontros no âmbito da RESAPES-AP

Como estratégia de promoção dos objectivos acima enunciados, prevê-se a realização de encontros bi-anuais, envolvendo sempre que possível profissionais oriundos de todos os serviços representados na rede, encontros esses de cariz informal.

Financiamento da Rede

A rede permite uma escala maior de estudo e actuação pressupondo troca de experiências, formação, investigação, o proporcionar de estágios, etc. Assim, para as actividades conjuntas poderá solicitar-se financiamentos ao Director Geral do Ensino Superior, Serviço de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian, etc.