A RESAPES, na sua qualidade de parceiro do Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS), esteve presente no dia 8 de maio no Fórum realizado em Loures.
Este evento destina-se a juntar os parceiros do FNAS, de modo a que possam ser partilhadas informações e experiências de sucesso na minimização dos danos provocados pelo consumo nocivo de álcool.
Esteve presente o Coordenador Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool , Dr. João Goulão, que deu as boas vindas aos parceiros. O Dr. Manuel Caetano apresentou dados relativos à oferta e ao consumo de bebidas alcoólicas em 2016, aos programas de prevenção recentes e aos projectos nacionais de investigação que se encontram curso. Destes dados, salienta-se o aumento de consumo de álcool por parte das mulheres e da população com mais de 50 anos, muito significativo neste último grupo.
Seguiu-se a apresentação e debate sobre várias acções de sucesso desenvolvidas pelos parceiros no último ano, muitas delas integradas em projectos internacionais.
Dos trabalhos que decorreram da parte da tarde salienta-se a apresentação da avaliação do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências 2013-2020, da responsabilidade do SICAD, onde se integra o FNAS.
Lembramos que no próximo Congresso da RESAPES, a decorrer no dia 22 de junho, o FNAS coordenará um workshop em que serão trabalhadas as questões relacionadas com a intervenção para a redução do consumo nocivo de álcool pelos estudantes do Ensino Superior.