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Documentos Orientadores

 

Novo Campus, Novas Relações – Práticas de Acolhimento e Integração no Ensino Superior

Produzido no âmbito do projeto “Faz(emos) a Diferenç@IPL”, com a colaboração da RESAPES, tendo por objetivo contribuir para o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos estudantes, em particular, de 1.º ano dos cursos de 1.º ciclo e à promoção do sucesso e redução do abandono no percurso académico no ensino superior.

NovoCampus300125

 


 

Distance Counseling Guide – Higher Education Mental Health Alliance

American College Health Association

 

College Health Association Guide Link


 

Relatórios Gabinete de Apoio Psicopedagógico FCUL – Impacto do confinamento nos estudantes Relatório 1º confinamento

O início do presente ano letivo traz de volta os alunos ao ensino presencial e todos esperamos que esta realidade traga tempos mais fáceis e renovados para a vivência de todos. No entanto, importa saber como estão os nossos estudantes, após 2 anos académicos tão difíceis e particulares. Neste sentido, partilhamos um estudo levado acabo pelo Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O mesmo procurou avaliar o impacto do confinamento nos estudantes da FCUL, tendo para o efeito sido passado um questionário à 10ª semana de aulas do 2º semestre de 2020/21, em período de confinamento, tendo os resultados sido comparados com um outro estudo levado a cabo 1 ano antes, aquando do 1º confinamento. As amostras foram, respetivamente, de 746 e 597 sujeitos (links em baixo). Globalmente, pode-se concluir que:

  • A adaptação ao ensino não-presencial tende a ser sentida como pior à medida que o tempo passa;
    Os estudantes parecem estar a ser menos eficazes nas estratégias de coping que utilizam e na capacidade de fazerem uso de estratégias adaptativas de regulação emocional;
  • O bem-estar emocional, social e psicológico dos estudantes está claramente abaixo dos níveis existentes antes da pandemia;
  • Verifica-se uma significativa prevalência de indicadores que apontam para o risco de burnout entre os estudantes;
  • Verifica-se a existência de alguma dificuldade na capacidade de os estudantes se focarem e de se estruturarem adequadamente perante tarefas com implicação na capacidade de aprendizagem e no sucesso académico;
  • As vulnerabilidades encontradas não se circunscrevem ao âmbito de ação da instituição de ensino, mas refletem outro tipo de vulnerabilidades, como por exemplo, familiares ou sociais.

Relatório 1º confinamento

Relatorio-impacto-confinamento-estudantes-de-Ciencias-junho2020_compressed

Relatório 2º confinamento

Relatorio-impacto-confinamento-estudantes-de-Ciencias-julho2021_compressed


 

FÓRUM NACIONAL DE PSICOLOGIA – TOMADA DE POSIÇÃO (abril de 2021)

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PARECER SOBRE RACIO DE PSICÓLOGOS

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O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DOS PSICÓLOGOS NO ENSINO SUPERIOR

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RECOMENDAÇÕES PARA INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR

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Programa de Monitorização e Tutorado: oito anos a promover a integração e o sucesso académico no IST


 

Relatório OCDE 2006 – Resumo

RelatorioOCDE2006_resumo-1

 

Bibliografia Internacional Recomendada 2005

BibliografiaInternacionalRecomendada-2005-1