Novo Campus, Novas Relações – Práticas de Acolhimento e Integração no Ensino Superior
Produzido no âmbito do projeto “Faz(emos) a Diferenç@IPL”, com a colaboração da RESAPES, tendo por objetivo contribuir para o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos estudantes, em particular, de 1.º ano dos cursos de 1.º ciclo e à promoção do sucesso e redução do abandono no percurso académico no ensino superior.
NovoCampus300125
Distance Counseling Guide – Higher Education Mental Health Alliance
American College Health Association
College Health Association Guide Link
Relatórios Gabinete de Apoio Psicopedagógico FCUL – Impacto do confinamento nos estudantes Relatório 1º confinamento
O início do presente ano letivo traz de volta os alunos ao ensino presencial e todos esperamos que esta realidade traga tempos mais fáceis e renovados para a vivência de todos. No entanto, importa saber como estão os nossos estudantes, após 2 anos académicos tão difíceis e particulares. Neste sentido, partilhamos um estudo levado acabo pelo Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O mesmo procurou avaliar o impacto do confinamento nos estudantes da FCUL, tendo para o efeito sido passado um questionário à 10ª semana de aulas do 2º semestre de 2020/21, em período de confinamento, tendo os resultados sido comparados com um outro estudo levado a cabo 1 ano antes, aquando do 1º confinamento. As amostras foram, respetivamente, de 746 e 597 sujeitos (links em baixo). Globalmente, pode-se concluir que:
- A adaptação ao ensino não-presencial tende a ser sentida como pior à medida que o tempo passa;
Os estudantes parecem estar a ser menos eficazes nas estratégias de coping que utilizam e na capacidade de fazerem uso de estratégias adaptativas de regulação emocional; - O bem-estar emocional, social e psicológico dos estudantes está claramente abaixo dos níveis existentes antes da pandemia;
- Verifica-se uma significativa prevalência de indicadores que apontam para o risco de burnout entre os estudantes;
- Verifica-se a existência de alguma dificuldade na capacidade de os estudantes se focarem e de se estruturarem adequadamente perante tarefas com implicação na capacidade de aprendizagem e no sucesso académico;
- As vulnerabilidades encontradas não se circunscrevem ao âmbito de ação da instituição de ensino, mas refletem outro tipo de vulnerabilidades, como por exemplo, familiares ou sociais.