IV Congresso RESAPES

· Os Estudantes do Ensino Superior no sec. XXI - Perspectiva da Psicologia e das Ciências Sociais ·
Data:
22 de junho de 2018
Local:
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), Parque das Nações -

O IV congresso da RESAPES – Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior tem como objetivo reunir profissionais e investigadores que trabalham em intervenção psicológica no ensino superior (IPES) e estudam o fenómeno dos estudantes do ensino superior na perspetiva ampla das ciências sociais e humanas. Com este encontro científico procuramos resposta a novas interrogações, novas perspetivas de intervenção e compreensão de novos paradigmas. Ouvimos profissionais e investigadores das ciências sociais e percebemos que os seus contributos podem ser indispensáveis à compreensão de novos fenómenos contribuindo para melhorar a capacidade de resposta e de ação dos SAPES. A participação dos estudantes será também uma presença efetiva neste IV Congresso.

Enquadramento

A RESAPES – Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior propõe-se organizar o seu IV congresso onde irá reunir profissionais e investigadores que trabalham em intervenção psicológica no ensino superior (IPES) e convidar investigadores de áreas mais amplas, nomeadamente da sociologia e das ciências sociais, com o objetivo de partilhar práticas e conhecimentos inovadores, sob o título “Os Estudantes do Ensino Superior no sec. XXI - Perspectiva da Psicologia e das Ciências Sociais ".

Considerando os desafios do novo século olhamos para os estudantes do séc. XXI e encontramos novas interrogações, novas perspetivas de intervenção e novos paradigmas. Ouvimos profissionais e investigadores das ciências sociais e percebemos que os seus contributos podem ser indispensáveis à compreensão de novos fenómenos contribuindo para melhorar a capacidade de resposta e de ação dos SAPES. Partindo destas observações propomo-nos organizar um dia de trabalho que começará por dois Workshops temáticos: (1) intervenção na área dos comportamentos aditivos e (2) questões de género e de diversidade cultural nos estudantes do ensino superior; incluirá momentos de comunicações livres e duas conferências de especialistas da psicologia educacional e das ciências sociais; prevemos ainda um momento de debate e reflexão, com estudantes atuais e ex-estudantes de diversas gerações..

Realizar este IV Congresso na ESTeSL é o resultado natural de um percurso de trabalho anterior em que, como associação profissional, apoiamos e incentivamos todos os profissionais que trabalham nas IES, incluindo, naturalmente, os ISP. Estas escolas são, em muitos casos, excelentes exemplos de trabalho junto dos estudantes sublinhado a preocupação pelo seu desenvolvimento pessoal e bem-estar para além do desempenho académico e profissional. Com a ESTeSL, em particular, mantemos um trabalho de colaboração regular e estamos convictos que a realização do IV Congresso da RESAPES nesta escola será um motivo de orgulho para todos aumentando a colaboração e estreitando laços entre as duas Instituições..

Comissões Organizadora e Científica

  • Comissão Organizadora

  • Célia Figueira (FPIE|ULisboa)
  • Andreia Santos (FC|ULisboa)
  • Graça Andrade (ESTeSL|IPL)
  • Olga Cunha (FCSH-UNL)


  • Comissão Científica

  • Anabela Pereira (DEP|UAveiro)
  • Célia Figueira (FP e IE|ULisboa)
  • Cláudio Fernandes (FC|ULisboa)
  • Diana Vieira (ISCAP|IPP)
  • Eugénia Ribeiro (EP|UMinho)
  • Graça Figueiredo Dias (FCT | UNL)
  • Inês Nascimento (FPCE|UP)
  • Isabel Gonçalves (IST|ULisboa)
  • Tânia Gaspar (Universidade Lusiada)
  • Teresa Espassandim (ISEP|IPP)
  • Teresa Medeiros (UAçores)
  • Teresa Neves (ISCTE)

Programa - 22 Junho 2018

Workshop 1 - SALA 1.4.

Intervenção no comportamento de consumo de álcool em estudantes do Ensino Superior
Raúl Melo: Fórum Nacional Álcool e Saúde – SICAD

Workshop 2 - ANFITEATRO

Questões de género e de diversidade cultural nos estudantes do ensino superior
Conceição Nogueira FPCE UP
09:00

Sessão de abertura - ANFITEATRO

Doutora Célia Figueira – Presidente da RESAPES

Professora Doutora Anabela Graça – Presidente da ESTeSL

Professora Doutora Teresa Medeiros

11:15

Conferência - ANFITEATRO

O papel da psicologia na compreensão do funcionamento dos estudantes do ensino superior

Alexandra Barros - Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Célia Figueira - Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

11:30

Pausa para almoço

12:30

Painel (debate sobre experiências de ser estudante no ensino superior em diferentes gerações) - ANFITEATRO

“Quando eu era estudante do ensino superior – diferenças entre o presente e o passado”

Moderador: Cláudio Pina Fernandes

14:00

Conferência - ANFITEATRO

O papel da sociologia na compreensão do funcionamento dos estudantes do ensino superior.
Professor Elísio Estanque - Universidade de Coimbra
14:45

Coffee break e Sessões de Posters(espaço exterior junto ao anfiteatro)

15:45

Sessões Simultâneas | Comunicações e posters

16:00

Simpósio 1 - ANFITEATRO

Adultez Emergente E Entrada E Saida No Ensino Superior: Alguns Desafios.
Coordenado por Profª Doutora Teresa Medeiros da Universidade dos Açores

“Expetativas em estudantes no início do ensino superior” por Teresa Medeiros & José Mendes

"O consumo de álcool nos estudantes universitários.", por Teresa Medeiros

“Transição dos estudantes do ensino superior para o mercado de trabalho: a procura ativa de emprego” por Marina Dias & Teresa Medeiros

16:00-16:30

Simpósio 2 - ANFITEATRO

Desafios para o século XXI ao apoio psicológico no Ensino Superior .
Coordenado por Profª Doutora Anabela Pereira da Universidade de Aveiro

“E quem apoia os professores no ensino superior?” por Souto, I; Pereira, A.; Brito, E.; Sancho, L.;Pinheiro, M. & Jardim, J. (Universidade de Aveiro & Universidade Aberta)

“Instrumentos de apoio à psicoterapia no futuro: apps para a ansiedade social” por Oliveira, C.; Marques, M. & Pereira, A.; Vagos, P.; Oliveira, I. & Alves, B. (Universidade de Aveiro)

“E-LUA : vantagens e desvantagens de uma ferramenta de apoio psico-emocional no ensino superior. “ por Pereira, A.; Souto, I; Vasconcelos, G.; Teixeira, A.; Vagos, P. & Direito, I. (Universidade de Aveiro, Universidade Portucalense e University of London)

“Uso problemático da internet e psicopatologia no Ensino Superior“ por Marques, M.; Melo, A.; Queirós, A.; Oliveira, C. & Pereira, A. (Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro)

16:40-17:30


Sessão de encerramento

17:30

Inscrição

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO (EARLY):

até dia 30 de Maio early payment
Estudantes do ensino superior: 05 euros
Sócios da RESAPES: 15 euros
Não Sócios: 25 euros

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO (LATE):

entre 31 de Maio e 18 de Junho:
Estudantes do ensino superior: 10 euros
Sócios da RESAPES: 20 euros
Não Sócios: 30 euros
Formulário Inscrição

Submissão

Data limite para submissões:

4 de Junho com resposta de confirmação a 11 de junho

Propõe-se no programa um período para sessões simultâneas para apresentação e debate das comunicações orais. Não está planeada uma sessão de poster, os quais estarão postos durante todo o dia do congresso.

Aceitam-se comunicações/posters individuais e/ou coletivas sobre investigações e/ou práticas relacionadas com temas de bem-estar académico; bem-estar psicológico; sucesso académico; empregabilidade; relacionamento interpessoal e comunicação entre os estudantes e a comunidade académica; processos de ensino/aprendizagem e outros similares.

Os resumos submetidos, avaliados e aceites pela Comissão Científica, serão publicados num livro em formato de e-book e assim disponibilizado a todos os participantes em formato digital.